Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Sônia Pérola: professora de dança leva o nome de Paraguaçu Paulista ao Brasil e ao mundo e é homenageada pela Câmara

Publicada em: 05/11/2025 11:00 -

Na noite da última segunda-feira (3), a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, uma Moção de Congratulações destinada à professora Sônia Conceição dos Santos, a querida Sônia Pérola, reconhecida por seu trabalho como mestra dos Passinhos de Flashback e por representar Paraguaçu Paulista em eventos culturais dentro e fora do país.

A moção, de autoria do vereador Leandro Monteiro, celebra também a homenagem que Sônia Pérola recebeu recentemente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde foi agraciada com Diploma de Mérito e Troféu por sua contribuição à cultura paulista.

“Este reconhecimento não apenas enaltece a carreira individual de Sônia Pérola, mas valida a importância do movimento cultural do Flashback”, afirmou o vereador Leandro Monteiro durante a sessão.

Raízes artísticas na família

Nascida em Cândido Mota, Sônia Pérola adotou Paraguaçu Paulista ainda jovem. Sua história com a dança vem de berço: é filha de Maria Aparecida Pereira Santos, amante dos bailes de carnaval e de salão, e de Carlos da Conceição Santos, carioca, passista da Escola de Samba Mangueira. Dessa herança cultural, nasceu sua vocação.

Ela participou de ginastradas, estudou jazz e balé, mas foi nos Passinhos de Flashback que encontrou sua identidade artística, tornando-se referência na modalidade.

Da sala de aula para o mundo

A partir de 1998, Sônia começou a ministrar aulas de dança, canto coral e fanfarra, com apoio de profissionais da Escola Professora Cléia Caçapava Silva. Atuou também na Secretaria de Cultura, em projetos sociais e no Escola da Família.

Com formação continuada e certificações, consolidou-se como instrutora qualificada e expandiu seu alcance: participou de eventos por cidades do Paraná a Goiás, e até mesmo em um encontro internacional na Argentina.

Grupo Star Dance – Passos Livres

Há anos, Sônia Pérola mantém o Star Dance Paraguaçu Paulista – Passos Livres, grupo que oferece aulas gratuitas de dança, incentivando o convívio social e resgatando memórias afetivas por meio do flashback.

Sua trajetória é um exemplo de como a cultura, quando cultivada com amor e persistência, pode transformar vidas e colocar uma cidade no mapa artístico do país.

Com informações da Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista
Por: Redação Broto News

BROTO NEWS
Cultura & Cidadania
05 de novembro de 2025

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...