A Cocal, referência na produção de energia limpa e renovável, acaba de colocar em operação sua segunda usina solar fotovoltaica, localizada no município de Presidente Bernardes/SP. Com um investimento de R$ 25 milhões, a nova unidade tem capacidade para gerar 13.000 MWh por ano e faz parte da estratégia da empresa em ampliar sua oferta de produtos sustentáveis, beneficiando tanto seus colaboradores quanto a comunidade regional.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Lemon Energia, utiliza o modelo de Geração Distribuída (GD), permitindo que moradores e pequenos empresários da região atendida pela distribuidora Energisa Sul-Sudeste tenham acesso a energia solar sem a necessidade de instalação de placas ou obras. Os participantes do consórcio podem reduzir até 15% no valor da conta de luz, com adesão 100% digital e sem burocracia.

Energia limpa e economia para a comunidade

André Gustavo Alves, diretor comercial e de novos produtos da Cocal, destaca que um dos principais objetivos do projeto é beneficiar os próprios colaboradores da empresa e empresários locais:

“Queremos oferecer a oportunidade de reduzir custos com uma energia renovável e produzida na região. Isso gera impacto positivo, e agora nossos colaboradores também são nossos clientes. Além disso, o modelo de GD elimina a necessidade de instalação de equipamentos, manutenção ou custos extras – o consumidor só precisa escolher a origem da sua energia e já começa a economizar.”

A usina, cujas obras começaram em junho de 2023, está conectada diretamente à rede da Energisa Sul-Sudeste, injetando energia limpa no sistema e gerando créditos que são distribuídos entre os participantes do consórcio.

Expansão sustentável

A Cocal já opera outra usina fotovoltaica em Pirapozinho/SP, inaugurada em outubro de 2023, com capacidade de 3.000 MWh/ano. Ambas as unidades foram construídas em áreas sem aptidão para o cultivo de cana-de-açúcar, alinhando-se às políticas de sustentabilidade e eficiência energética da empresa.

Com planos de expandir ainda mais sua atuação no setor, a Cocal já estuda a construção de novas usinas solares no oeste paulista nos próximos anos, reforçando seu compromisso com a transição energética limpa e acessível.

Serviço

Interessados em aderir ao consórcio de energia solar podem realizar o cadastro de forma rápida e online, com benefícios a partir da primeira fatura.

Deixe seu Comentário