
Descontração, cuidado, prevenção e informação, marcaram a “Segunda Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna”, realizada em Paraguaçu Paulista no último sábado, dia 10, no espaço da Feira Coberta da Barra Funda. A iniciativa contou com o fundamental apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, que ofereceu os serviços de saúde à população, como controle de diabetes, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite, vacina contra a Influenza, orientação e apresentação do trabalho desenvolvido pelo Caps e o programa Maternidade Real.

O evento contou com a participação da Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer e de empresas parceiras como A Papelaria Criart, Engenhoca Brinquedos Criativos, Box 8 Motoshop, Pegada Kids e Metaboly Fit contribuirão com sorteio de brindes durante a mobilização. As pessoas que passaram pelo local puderam ainda aproveitar para conhecer o trabalho da trancista com Taty Antonya, da maquiagem com Taís Ferreira, da pintura facial com Wany Junior e um espaço dedicado à recreação infantil com a equipe da TF Recreação e Arte. Além disso, foram oferecidos momentos de relaxamento com massagens e rodas de conversa focadas na saúde mental materna, proporcionando um espaço seguro para troca e acolhimento.




Toda essa programação foi organizada pela psicóloga perinatal Elisa Ferreira. Para a psicóloga, além de homenagear as mães pelo seu dia, o evento lança luz sobre a crucial importância de cuidar da saúde mental das mães – um aspecto muitas vezes negligenciado. A proposta central era oferecer um espaço de apoio, troca de experiências e incentivo ao autocuidado, reconhecendo e valorizando o papel fundamental das mães na sociedade.




O evento, que integra o calendário oficial do município conforme a Lei nº 3.573, de autoria da vereadora Vanes Generoso, teve outro ponto importante e emocionante, com o depoimento de Grazielle, mãe de Filipe, de 3 anos, que convive com a rara Distrofia Muscular de Duchenne.



Bianca Santos - Vigilância em Saúde/IEC